Química Teórica

A pesquisa em Química Teórica está relacionada ao uso de métodos computacionais de modelagem molecular para estudar:

  • Interações de fármacos com nanopartículas de carbono. O objetivo de tal estudo é  identificar grupos de moléculas que possam adsorver nas nanopartículas visando à aplicação deste material como carreador de fármacos.
  • Capacidade antioxidante de compostos fenólicos, compreendendo aspectos cinéticos e termodinâmicos, no mecanismo de ação antioxidante destes compostos.
  • Interação de fármacos com sítios enzimáticos, visando elucidar a importância de cada resíduo de aminoácido no sítio ativo da enzima na ligação com o fármaco. Dentre as enzimas de interesse pode-se citar a SIRT-1 e GR-II, que desempenham papel anticarcinogênico; a sGC, que mostra ação vasodilatadora, e a alfa-amilase, que tem sido alvo para estudos de fármacos do tratamento da diabetes tipo II. Espera-se ainda que a este estudo contribua para sugerir novos fármacos mais eficazes no tratamento de algumas doenças.
  • Interação da sinapse glutamatérgica, objetivando compreender a interação de ligantes diversos (agonistas e antagonistas) com o domínio de ligação do neuroreceptor, revelando a importância de cada resíduo proteico na interação proteína-ligante.

_________________________________________________________________

Orientadores

Pedro de Lima Neto