Eletroquímica de Materiais

Esta linha de pesquisa está relacionada a estudos básicos e tecnológicos dos seguintes temas:

  • Corrosão: estuda-se  o desenvolvimento de materiais de alta resistência à corrosão e que tenham potencialidade de aplicação nas condições operacionais do pré-sal, nanopartículas como carreadores de inibidores de corrosão em tintas, camadas de conversão alternativas às camadas de cromato e novas moléculas inibidoras de corrosão que sejam ecologicamente amigáveis.
  • Eletrocatálise: estuda-se o desenvolvimento de cátodos e ânodos para a eletrólise da água, para oxidação de pequenas moléculas orgânicas e para a reação de redução de oxigênio.
  • Eletrodeposição de metais e ligas:  estuda-se as a modificações de superfícies metálicas com compostos orgânicos, complexos metálicos e enzimas para a detecção de moléculas biológicas e contaminantes ambientais, como por exemplo: NO, dopamina, serotonina e pesticidas.
  • Sensores eletroquímicos: estuda-as a modificação de superfícies metálicas com compostos orgânicos, complexos metálicos e enzimas para a detecção moléculas biológicas e contaminantes ambientais, como por exemplo: NO, dopamina, serotonina e pesticidas.
  • Tratamento de efluentes:  estuda-se o desenvolvimento de matérias eletródicos para a remoção eletroquímica de poluentes orgânicos em águas residuárias.
______________________________________________________
Orientadores