Docente do PGQUIM publica artigo de revisão em prestigiada revista

Data de publicação: 13 de novembro de 2020. Categoria: NOTÍCIAS

O Prof. Dr. Eduardo Henrique Silva de Sousa, do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), e colaboradores da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa publicaram um artigo de revisão na prestigiada revista “Coordination Chemistry Reviews” (fator de impacto = 15,367), intitulado “Nitrate-nitrite fate and oxygen sensing in dormant Mycobacterium tuberculosis: A bioinorganic approach highlighting the importance of transition metals“.

Nesse trabalho, uma série de sistemas chaves de metaloproteínas envolvidas na percepção e resposta aos níveis de oxigênio e nitrito/nitrato na Mycobacterium tuberculosis foram revisados, sendo apresentado uma importante conexão entre os sistemas sensores e de processamento de nitrogênio pela bactéria, particularmente durante o processo de dormência.

Compreender o fenômeno de dormência e identificar novos alvos terapêuticos da tuberculose, uma pandemia bacteriana atual que causa a morte de mais de 1 milhão de pessoas no mundo, e que contamina, de forma assintomática, ¼ da população do planeta, desafiando sua possível erradicação, poderá alterar o prognóstico futuro dessa doença e, eventualmente, levar à sua erradicação.