Desenvolvimento de Metodologias Analíticas

Esta linha de pesquisa contempla o desenvolvimento de métodos para tratamento de amostras tanto orgânicas quanto inorgânicas, através de digestão em micro-ondas e blocos digestores. Contempla também o desenvolvimento de metodologias analíticas voltadas à determinação de espécies químicas de relevância ambiental, tecnológica e/ou estratégica, as quais estão fundamentadas em técnicas instrumentais como:

  • Cromatográficas: dispondo de cromatógrafo de íons com detector de condutividade, cromatógrafos gasosos com detector de ionização por chama e espectrometria de massas, bem como cromatógrafos líquidos com detecção por UV-Vis e espalhamento de luz (LSD).
  • Espectrofotométricas: dispondo de espectrofotômetro UV-Vis, de absorção atômica com chama (FAAS) e de emissão óptica com plasma acoplado indutivamente (ICP OES).
  • Eletroanalíticas: dispondo de sistemas eletroquímicos, Potenciostato/Galvanostato interfaciados com microcomputadores contendo o programa apropriado para a aquisição e análise de dados.

 

Nesta linha também são utilizadas ferramentas quimiométricas no planejamento e otimização multivariada de experimentos, bem como no tratamento multivariado de dados analíticos.

______________________________________________________
Orientadores
Rivelino Martins Cavalcante