Aplicações em RMN

A Ressonância Magnética Nuclear tem se desenvolvido enormemente nos últimos 20 anos, principalmente devido à melhoria tecnológica dos equipamentos utilizados na análise espectroscópica. Essa melhoria abre espaço para novos tipos de estudos nas mais diversas áreas. Em Química de Produtos Naturais, os avanços da RMN se refletem na possibilidade de analisar amostras cada vez menores, além de poder estudar núcleos antes impossibilitados pelas limitações dos equipamentos. Além da sensitividade, a RMN preocupa-se também com métodos que produzam melhor espalhamento espectral dos sinais gerados, facilitando a análise. Técnicas bidimensionais hifenadas (2D), como HSQC-COSY, HSQC-TOCSY, HSQC-NOESY, entre outras, e técnicas tridimensionais (3D) homo e heteronucleares, possibilitam a análise de compostos cada vez mais complexos, como proteínas e ácidos nucléicos, e as técnicas mais recentes de difusão (DOSY, Diffusion Ordered Spectroscopy) permitem a análise de misturas, através de uma “cromatografia de spins”, levando a obtenção de espectros de compostos em mistura, sem sua separação física.

Além disso, o estudo de constantes de acoplamento e deslocamentos químicos de outros núcleos, como 15N, abre espaço para um conhecimento mais refinado de um grande número de compostos orgânicos, desde os aminoácidos, peptídeos, proteínas e ácidos nucléicos aos alcalóides, além de um grande número de compostos inorgânicos.

Uma vez que a RMN é uma extremamente informativa, através dela, também é possível avaliar qualidade e quantidade em uma mesma análise, possibilitando inferir sobre características como origem, autenticidade, adulterações e contaminações, em produtos industrializados dos mais diversos. Nesse ponto, o uso de quimiometria é essencial para definir ou selecionar as condições ótimas de medidas e experimentos, permitindo obter o máximo de informações a partir da análise dos dados químicos.

Dentro desses conceitos, adotam-se como linhas de pesquisa:

  •  Aplicações de técnicas modernas de Ressonância Magnética Multinuclear Multidimensional em Química de Produtos Naturais;
  • Difusão assistida por matriz em Produtos Naturais;
  • Ressonância Magnética Nuclear Quantitativa e Quimiometria.
______________________________________________________
Orientadores